NOVO! Análise do Balanço de Pagamentos


Relatório elaborado por Fernanda Senna.
Economista do Banco BanifPrimus.


O Balanço de Pagamentos...

Apesar de o saldo da balança comercial ter ficado abaixo do esperado em agosto (superávit de USD 97 milhões), o saldo em transações correntes ficou dentro das expectativas, registrando déficit de USD 1.579 milhões, devido à menor remessa de lucros e dividendos. No entanto, continuamos a ter uma situação de necessidade de financiamento externo. Por enquanto, temos o déficit em conta corrente sendo integralmente financiado pelo saldo de investimentos diretos, que atingiu USD 2.378 milhões em agosto. No acumulado do ano, essa relação é ainda maior: o saldo em transações correntes registrou um déficit de USD 14.286 milhões, enquanto o saldo de investimentos ficou em USD 20.176 milhões.

No entanto, as expectativas para a balança comercial são de um forte crescimento das importações devido ao crescimento da economia. Por enquanto, existe um processo de substituição de importações, porém, o aquecimento da economia pode fazer com que haja a necessidade de importação de bens de capitais. Por outro lado, apesar do aumento esperado das exportações, devido à provável melhora das relações de troca (aumento dos preços das commodities agrícolas e queda do preço do petróleo), não prevemos que a balança comercial apresente grandes superávites no próximo ano.

Assim, dada a rigidez do balanço de serviços, a situação da conta corrente não deverá ser invertida no médio prazo. O saldo em conta corrente deverá continuar deficitário, tendo de ser financiado por capital estrangeiro. Contudo, ainda esperamos para o ano que vem uma grande entrada de investimentos diretos, os quais ainda poderão financiar consideravelmente o saldo em conta corrente. Projetamos um déficit de USD 24,8 bilhões para 2001 e um montante de investimento diretos de USD 25 bilhões.

Versão para Imprimir

Make your own free website on Tripod.com